Nova sede do IAB e CAU DF

Arquitetura 
Bruno de Jesus Oliveira
Consultor
Luis Oliveira - EACE BR
Tipologia 
Institucional - Concurso de projetos
Projeto
2016
Área
7.500m²
Materiais
Concreto e Aço.


site oficial do concurso: 
http://www.iabdfconcursos.com.br/sedeiabdfcaubr


Memorial 

A nova sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil/DF e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, trata-se de um edifício icônico, enigmático e simbólico. A construção de um lugar, rico em espacialidade e monumentalidade. As escalas da cidade de Brasília estão representadas no projeto. A monumental, Residencial, gregária e bucólica. O projeto é expressão da arquitetura modernista, nacional e contemporânea.

Arquitetura como estrutura propriamente dita. O elemento escultórico, as fachadas principais de concreto revestidas de mármore branco, voltadas para as vias de acesso, são grandes empenas que proporcionam a iluminação indireta dos espaços de trabalho.

Criou-se uma praça ao nível térreo, o coração do projeto. Nos níveis inferiores acontecem todas as atividades culturais, espaços de estar, cafés, lojas, restaurantes, auditório, plenário. Também controle de acesso, serviços gerais e apoio. No subsolo está localizado a garagem para veículos, doca de abastecimento, lixo e áreas técnicas e reservatórios. Nos níveis superiores estão localizados os núcleos administrativos, coordenadorias, gerências, presidência de ambos os órgãos e as lajes corporativas.

O edifício possui acesso de veículos e serviços e um acesso principal de pedestres. Ambos estão voltados para a via l2 sul. Existe ainda um acesso secundário de funcionários e serviços que está voltado para a via que dá acesso às embaixadas.


Bruno Oliveira Arquiteto IAB CAU DF 01









Bruno Oliveira Arquiteto IAB CAU DF 02

Bruno Oliveira Arquiteto IAB CAU DF 03

Bruno Oliveira Arquiteto IAB CAU DF 04














Bruno Oliveira Arquiteto IAB CAU DF 05

Bruno Oliveira Arquiteto IAB CAU DF 06

Prancha Bruno Oliveira Arquiteto IAB CAU DF prancha




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo!